Bastidor para tecer: nunca mais erre na distância entre uma vareta e outra!
Antes de assistir a aula, considere ouvir 03 dicas valiosas de quem tece Mandalas a mais de 6 anos como autodidata e por isso conseguiu criar técnicas infalíveis para tecer qualquer Mandala, de qualquer tamanho.
Tenho visto Mandalas belíssimas! Escolha das cores perfeita e composição maravilhosa com os pontos. De encher os olhos e trazer alegria!
Mas, tem algo na maioria dessas Mandalas que me traz também uma certa tristeza.
É uma pena messsmoooo que apesar de tão lindas, estas Mandalas estejam sem harmonia no que diz respeito às suas formas, porque as pessoas não estão conseguindo:
1- Manter a equidistância entre uma vareta e outra.
2- Manter a equidistância do centro em direção às pontas.
3- Deixar as pontas dos desenhos certinhas, sem lã embolada.
Dica 1 – Faça um Bastidor
Para conseguir manter a distância entre as varetas era um deus nos acuda. Nada mais chato que terminar a Mandala e constatar: ficou torta.
Foi aí que o Mikhail Danilov criou uma espécie de bastidor onde se fixa a Mandala e as varetas ficam no lugar enquanto tecemos. Uma maravilha!
Apesar da ideia ser genial, pouquíssimas pessoas fizeram o tal bastidor, creio eu, por falta de tempo, pelo preço e pela trabalheira que isso dá. Já mandei fazer um…aff!
Então, dei um jeito de simplificar. Criei um bastidor a partir de um apoio plástico para bujão de gás (já vem com os furos!!!)
A segunda ideia veio a partir desta primeira. Eu estava escolhendo algumas cumbucas plásticas numa loja de R$1,99.
Lembrei do apoio de bujão de gás e daí foi só juntar meus 2 neurônios, Tico e Teco. Eles me disseram que dava para fazer os furos na borda da cumbuca e tirar o centro.
Resolvido o desafio número 1. Mas e o 2?
Dica 2 – Faça quadrados, e não losangos
Sabe o quadradinho inicial? Bem, posso afirmar que se não estiver quadrado, 80% de chances de uma Mandala ficar torta.
Pensa comigo, só tem como sair octógono a partir de quadrados, não é mesmo? E eu que sempre fazia losangos, não sabia por que dava errado.
Dica 3 – Marque e teça até as marcas
Sabe quando a gente termina a Mandala e sobra palito em algumas pontas? Daí lá vai aparar para igualar tudo? Pois pois, se isto acontecer, também fica torta.
A dica para que isto não aconteça é ir tecendo e marcando medidas iguais em todos os palitos e obrigatoriamente tecer tudo até estas medidas.
A boa notícia é que para superar todos estes desafios, existem técnicas certeiras para tecer e só assim é possível chegar nas tão sonhadas Mandalas Gigantes Perfeitas. Dado o recado, bora pra aula?