Dentro e fora, plano superior e plano inferior, espiritual e material. O octógono e o número oito estão presentes nas manifestações espirituais/ de diversas culturas: no oriente temos o Bá-guá, o Nobre Caminho Óctuplo de Buda, a Roda do Dharma, o Deus Vishnu e seus 8 braços; no ocidente temos as pias batismais, cúpulas de catedrais, Roda do Ano Wicca, dentre outros.
O Octógono é uma figura capaz de unir dois grandes símbolos cósmicos: a Terra, representada pelo quadrado, e o Céu, representado pelo círculo. Articula desta forma o mundo das ideias, da alma, das aspirações, criatividade; com o plano físico, racional, objetivo, cartesiano. De fato a materialização das ideias se dá através da incessante comunicação entre o sensório e o físico e uma das formas de exercitar ou experimentar um equilíbrio entre estes, é entrando em contato com nossa sabedoria interior criando ou mesmo contemplando Mandalas.
Quando comecei a fazer Mandalas de 8 pontas, quis saber mais sobre a simbologia do octógono e saí por aí pesquisando…Até então eu sabia apenas que estava presente no Ba-gua por ter estudado algo sobre o Feng Shui. Comecei então pela China. Descobri que nesta cultura o número oito é super auspicioso, sua pronúncia assemelha-se ao som da palavra “prosperidade”. Para você ter uma ideia, a abertura das Olimpíadas de Beijing aconteceu no dia 08/08/08, às 08:08 h. Placas de carro, números de celular que tem uma sequência de oitos são vendidos por uma boa grana! Acredito. Morei no Japão e em alguns hospitais não existe o quarto andar, pula logo “pros quintos”(tá amarrado..). É que o número quatro tem a mesma pronúncia/som da palavra morte, que é Shi. Para contar os japoneses usam a palavra Yon, no lugar de Shi, na vez do número quatro. E isto era só o começo… Então, bate oito vezes na madeira para dar sorte e veja o que mais eu descobri. Boas reflexões!
REFERÊNCIAS
O octógono. Disponível em: http://introduccionalsimbolismo.com/portugues/modulo3k.htm Acesso em 12/08/2015.